Atua no tratamento de doenças do sistema de suporte dos dentes, osso e gengiva. As alterações patológicas ou doenças periodontais mais comuns são:
- Placa bacteriana – é formada pelo acúmulo de bactérias e açúcares sobre os dentes, se tornando o principal agente causador de gengivites e cáries. Caso não seja removida, endurece e forma o tártaro.
- Gengivite – inflamação, inchamento e ou sangramento da gengiva devido ao acúmulo de placa bacteriana nas regiões próximas da gengiva.
- Periodontite – é uma inflamação que ocorre na gengiva e osso, que se dá pelo acúmulo de bactérias nessas regiões podendo ocasionar a perda dos dentes.
- Cirurgia periodontal – é um procedimento que visa corrigir defeitos gengivais como retrações gengivais, desarmonização do sorriso por diferença de altura gengival entre um dente e outro, perdas de volume em áreas submetidas a extrações, e tecidos moles insatisfatórios ao redor dos implantes. As técnicas mais recentes, além de oferecerem ótimos resultados, proporcionam um pós-operatório com pouquíssimo desconforto, podendo-se trabalhar no dia seguinte, evitando esforços físicos e trauma na região operada.